Desafio Rede AMPARO: exercite-se!



A prática diária de atividade física tem se mostrado uma poderosa arma para combater a evolução da Doença de Parkinson. Entretanto, adquirir o hábito de se exercitar diariamente é um desafio para todos nós. Assim, a Rede AMPARO, buscando estimular a prática diária de exercícios, está disponibilizando um programa de exercícios semanais fruto de um projeto de pesquisa desenvolvido na USP e publicado na forma de livro em 2003.

Esse programa tem como diferencial propor exercícios para pontos chaves da mobilidade acometidos pela Doença de Parkinson distribuídos pelos dias de trabalho da semana:

Dia da semana Tipo de exercício Vídeo Arquivo
Segunda-feira Exercício para mobilidade de tronco Ver vídeo Ver texto
Terça-feira Exercícios para funcionalidade de membros superiores Ver vídeo Ver texto
Quarta-feira Exercícios para a funcionalidade de membros inferiores Ver vídeo Ver texto
Quinta-feira Exercícios para a postura e equilíbrio Em breve Em breve
Sexta-feira Exercícios para o caminhar Em breve Em breve

Todos os exercícios são apresentados em duas versões: uma para pessoas que são capazes de realizar sem auxílio e outra para pessoas que precisam do auxílio de um parceiro de cuidado para realizarem corretamente os exercícios.

Todos os exercícios são explicados por meio de texto e figuras e foram amplamente testado em pessoas com Doença de Parkinson em diferentes estágios.

Não deixe para amanhã: comece a se exercitar hoje mesmo para não permitir que o Parkinson vença você na maratona da vida!